Exposição “OBSESSÃO INFINITA” – Yayoi Kusama

IMG_1899

O Instituto Tomie Ohtake juntamente com o Yayoi Kusama Studio organizaram a itinerância da mostra “Yayoi Kusama: Obsessão Infinita” na América Latina. A exposição passou por Buenos Aires, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, sendo que, partiu para a Cidade do México.

IMG_1905


“Artistas não costumam expressar seus próprios complexos psicológicos diretamente, mas eu adoto meus complexos e medos como temas. Fico aterrorizada só ao pensar que algo longo e feio como um falo me penetre, e é por este motivo que construo tantos falos… Eu construo muitos e muitos deles e então continuo construindo, até que me enterro no processo. A isto dou o nome de obliteração”. 

Yayoi Kusama


IMG_1999

Reunindo obras realizadas entre 1950 e 2013, os curadores internacionais, Philip Larratt-Smith e Frances Morris, também curadora da retrospectiva de Kusama na Tata Modern, traçaram um panorama da obra da artista a partir de pinturas, trabalhos sobre papel, esculturas, performances, vídeos e instalações.

O conjunto apresentado evidencia a frequência formal de círculos em seu trabalho, marca visual fundamental e de presença constante nas múltiplas linguagens e suportes empregados por Kusama. Essa obsessão é também representativa de sua percepção e sensibilidade subjetivas. As redes de pontos, os padrões ritmados, as iterações e espelhamentos desvendam a maneira peculiar de como a artista encara o mundo e a arte.


A exposição aconteceu de 22 de Maio de 2014 a 27 de Julho de 2014 no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo e recebeu mais de 500 mil visitas.

IMG_1902

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s