CONHEÇA A EXPOSIÇÃO SILVIO SANTOS VEM AÍ!

A JCS Produções teve acesso nesta terça-feira (06/12) ao conteúdo integral da Exposição: SILVIO SANTOS VEM AÍ promovida pelo MIS – Museu da Imagem e do Som! Confira neste post os detalhes desta exposição que promete atrair milhares de pessoas amantes desse ícone da Televisão Brasileira!

Amanhã (07/12) será aberta ao público a Exposição SILVIO SA


A EXPOSIÇÃO

Senor Abravanel não nasceu Silvio Santos, tampouco em berço de ouro, mas, ainda jovem, já era um prodígio pelo seu grande talento e potencial de comunicação. Em seus 86 anos de idade, com uma vida toda dedicada a seu público, Silvio Santos fez história no rádio, na televisão e no meio empresarial, como um visionário que sempre soube dialogar com todas as idades e classes sociais.

Compreender o papel de Silvio Santos como pioneiro de toda uma geração de comunicadores – e como criador e animador de alguns dos programas mais marcantes e duradouros da TV Brasileira – é também conhecer parte da história e da influência dos veículos de comunicação de massa no Brasil.

É essa importante relação que você vai conhecer em SILVIO SANTOS VEM AÍ, exposição inédita, totalmente idealizada e concebida pelo MIS, que não só percorre a trajetória de Silvio Santos, da infância passada na Lapa, Rio de Janeiro, aos programas que fizeram e fazem todos ficarem grudados na tela da TV, mas também mostra as mudanças de tecnologia e de linguagem nos meios de comunicação ao longo desses anos.

Materiais inéditos do acervo pessoal de Silvio Santos – além de depoimentos, objetos, fotos e vídeos exclusivos encontrados através de pesquisa minuciosa em diferentes acervos institucionais e pessoais cedidos especialmente para a exposição – compõem a mostra, que também recria os ambientes dos programas e retoma memórias que as mais diversas gerações possuem do rádio e da televisão.

ANDRÉ STURM – Curador e Diretor executivo do MIS

GABRIELLE ARAÚJO – Cocuradora da exposição


“A exposição foi idealizada não no sentido de homenagem, mas de contar a história da Televisão e da trajetória do próprio Silvio Santos neste caminho” – André Sturm

“Queria que a exposição remetesse ao passado e por isso que os cenários são feitos todos em preto em branco no inicío da trajetória, até o surgimento da televisão em cores, de onde os cenários passam a ser coloridos” – Marcelo Jackow

“O Silvio Santos nos deu carta branca geral para criar a exposição e não sabe o conteúdo que está exposto. O SBT apenas pediu que fossem incluídos 04 ambientes: Bozo, Chaves, Casa dos Artistas e Show do Milhão”  – Marcelo Jackow


EXPOSIÇÃO INTERATIVA – PARTICIPE DOS PROGRAMAS!

144_foto

Participe da Brincadeira do Foguetinho no ambiente “Domingo no Parque” e receba fotos em seu email de sua interação com o programa!

Quem comparecer à exposição poderá interagir com diversos ambientes, especialmente, com o  FOGUETINHO do Domingo no Parque, onde você será questionado pelo próprio Silvio Santos se deseja ganhar ou trocar prêmios um pelo outro, mas, tudo isso, no clima do programa! Você entrará no Foguetinho e colocará um fone com música e, ao acender a luz, dirá SIM ou NÃO, mas somente ao sair da cabine você saberá o resultado da brincadeira!

Além disso, quem participar deste cenário interativo receberá em seu e-mail, instantaneamente, fotos registradas por câmera instalada em frente ao foguetinho de suas respostas e seu resultado.


 


AMBIENTES DA EXPOSIÇÃO


CINELÂNDIA

Amanhã (716) será aberta ao público a Exposição SILVIO SANTOS VEM AÍ no MIS em São Paulo que contará a trajetória de sucesso da pessoa mais querida do Brasil!.JPG

Entre os muitos filmes a que assistiam, há um especial que Silvio Santos lembra: Sempre no meu coração (Always in My Hearth, 1942), que marcou muitas pessoas na época, dirigido por Jo Graham e estrelado por Walter Huston, Kay Francis, Sidney Blackmer e Gloria Warren.


SERVIÇO MILITAR – PARAQUEDISTA

Amanhã (715) será aberta ao público a Exposição SILVIO SANTOS VEM AÍ no MIS em São Paulo que contará a trajetória de sucesso da pessoa mais querida do Brasil!.JPG

Aos 18 anos, serviu o exército na Escola de Paraquedistas, ao mesmo tempo em que trabalhava, aos domingos, na Rádio Mauá. Nessa época, percebeu que tinha jeito para ser locutor e, finalizado o serviço militar, foi trabalhar na Rádio Tupi, antes de entrar para a Rádio Continental, que ficava em Niterói.


LOCUTOR – RÁDIO NACIONAL

Amanhã (718) será aberta ao público a Exposição SILVIO SANTOS VEM AÍ no MIS em São Paulo que contará a trajetória de sucesso da pessoa mais querida do Brasil!.JPG

Silvio veio a São Paulo no carro do diretor da Antarctica, a convite deste, apenas para conhecer a cidade enquanto seu negócio no Rio estava parado. Certa noite, reencontrou um antigo colega locutor, com quem trabalhara na Rádio Tupi, que lhe contou sobre uma vaga aberta na Rádio Nacional.

Silvio Santos foi contratado em 1954 para os merchandisings do Programa Manoel da Nóbrega.


CARAVANA DO PERU QUE FALA

Amanhã (720) será aberta ao público a Exposição SILVIO SANTOS VEM AÍ no MIS em São Paulo que contará a trajetória de sucesso da pessoa mais querida do Brasil!.JPG

A maioria dos profissionais da TV veio do rádio, assim como Silvio Santos e muitos colegas que com ele fizeram a itinerante CARAVANA DO PERU QUE FALA. Silvio ganhou o apelido de “Peru que fala” de Manoel da Nóbrega e Ronald Golias, por falar quase sem pausa e sempre ficar vermelho de vergonha. Para complementar a renda, ele organizada essa caravana com artistas, que rodavam a capital e a Grande São Paulo levando shows e animado espetáculos de circo.

A jornada dupla e as centenas de show que fazia até de madrugada permitiram que ele adquirisse grande habilidade como animados, além do famoso jipe, que possibilitou que tivesse lucro com a empreitada, já que não precisava mais de carros alugados.


O BAÚ

Amanhã (765) será aberta ao público a Exposição SILVIO SANTOS VEM AÍ no MIS em São Paulo que contará a trajetória de sucesso da pessoa mais querida do Brasil!.JPG

Sucesso nas rádios e homem de negócios próspero, Silvio se lançou na TV Paulista com a atração noturna semanal Vamos brincar de forca, em 1960, que se tornou o programa recordista em recebimento de cartas do público. Três anos depois, passou a comandar, na mesma emissora, o Programa Silvio Santos. Enquanto animava o auditório, fazia propaganda do Baú da Felicidade, que, a essa altura, já havia conquistado o público com um catálogo diversificado de produtos.


QUAL É A MÚSICA?

Amanhã (729) será aberta ao público a Exposição SILVIO SANTOS VEM AÍ no MIS em São Paulo que contará a trajetória de sucesso da pessoa mais querida do Brasil!.JPG

A gincana musical teve início na TVS-Rio , em 1977, e esteve em todos os canais que exibiam o Programa Silvio Santos. Foi para o SBT em 1981, onde contou com duas fases: uma, até 1991, e outra, entre 1999 e 2008, sempre com grande audiência , entre músicos, bandas, atores e apresentadores. Seus quadros de maior sucesso foram Leilão de notas musicais, Não erre a letra, Relógio Musical, Vitrola Musical e Vitrine Musical.

Neste espaço, o visitante poderá participar interativamente do programa com Silvio Santos, rodando a roleta e respondendo aos questionamentos do apresentador.


DOMINGO NO PARQUE

O Domingo no Parque surgiu em 1977, na TVS-Rio e Rede Tupi. Era uma gincana entre duas escolas em busca de prêmios. Sempre com apresentação de Silvio Santos (que também entrevistara a criançada, era o programa líder de audiência. A cabine maluca – a brincadeira mais lembrada do Domingo no Parque. A criança tinha que responder a Silvio Santos, dentro da cabine, se preferia um presente ou outro, com Sim ou Não. Era sempre uma surpresa, quando, ao sair da cabine, se descobria qual tinha sido a escolha.


PORTA DA ESPERANÇA

Amanhã (737) será aberta ao público a Exposição SILVIO SANTOS VEM AÍ no MIS em São Paulo que contará a trajetória de sucesso da pessoa mais querida do Brasil!.JPG

Um dos programas mais notáveis de Silvio Santos, recebeu cerca de 10 mil pessoas. Os espectadores enviavam cartas ao programa contando suas histórias de vida e o que mais queriam naquele momento. Após a frase “Vamos abrir as portas da esperança”, sempre dita por Silvio, a porta se abria e, então, o participante tinha a feliz surpresa de ter seu desejo realizado ou a tristeza de ver um palco vazio e um microfone abandonado.


SHOW DO MILHÃO

Amanhã (754) será aberta ao público a Exposição SILVIO SANTOS VEM AÍ no MIS em São Paulo que contará a trajetória de sucesso da pessoa mais querida do Brasil!.JPG

No esquema de perguntas e respostas, competidores concorriam a até R$ 1 milhão. O show do milhão garantiu picos de 35 pontos de audiência em diversas fases, mas fez ainda mais sucesso fora da televisão, rendendo um grande número de produtos relacionados à atração, como o computador do Milhão, celular, CD-ROM, jogo de tabuleiro e videogame, entre outros.


Aqui você conferiu algumas das atrações principais da exposição que abre ao público neste dia 07 de Dezembro de 2016 no MIS/SP!

Ao visitar a exposição você conferirá também espaços destinados aos sucessos promovidos por Silvio Santos como: CIDADE CONTRA CIDADE; BOA NOITE CINDERELA; PRAÇA DA ALEGRIA; TROFÉU IMPRENSA; NAMORO NA TV; ROLETRANDO; BOZO; SHOW DE CALOUROS; CHAVES; TOPA TUDO POR DINHEIRO E CASA DOS ARTISTAS.

 


07 de Dezembro de 2016 a 12 Março  de 2017

Horários: 11h às 20h (terça a sexta-feira); 10h às 21h (sábados); e 10h às 19h (domingos e feriados). A bilheteria abre uma hora antes da visitação.

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som – Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.

Ingressos antecipados: Clique aqui!

Um pensamento sobre “CONHEÇA A EXPOSIÇÃO SILVIO SANTOS VEM AÍ!

  1. Pingback: #LutePelaSuaAposentadoria Bancários usam atividades lúdicas para interagir com a população - Minha Aposentadoria

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.